quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marie Curie - 9º 5º

MARIE CURIE
Biografia:
Marie Curie nasceu em Varsóvia, capital da polônia, em 7 de novembro de 1867. Estudou em pequenas escolas da região e adquiriu conhecimento básico com seu pai, que era professor. Em 1881 mudou-se para Paris, e lá conclui seus estudos.
Obteve licenciatura em física e matemática. Conheceu seu futuro marido Pierre Curie, que a ajudou na descoberta de novos elementos químicos que são o radio e o polônio.
Faleceu em 4 de julho de 1934, na França, por leucemia devido ao contato com a radioatividade.

Estudos e descobertas:
Costuma-se dizer que a radioatividade foi descoberta por Henri Bacquerel, mas foi estudada e aprimorada de fato, após as descobertas de Marie Curie e seu marido, Pierre Curie. Foi ela também que criou o termo radioatividade.
O primeiro tópico que estudou foi a condutividade elétrica do ar produzida pelos raios do urânio. Quando se coloca um composto de urânio perto de um objeto eletrizado, ele se descarrega.
Com o objetivo de encontrar novos elementos que produzissem o mesmo efeito do urânio, Marie examinou diversos minerais. Juntamente com o seu marido, fizeram um experimento utilizando um mineral de urânio, o peachblenda. Nesse experimento submeteram esse mineral a processos de separação de suas substâncias. Observando as partes separadas, perceberam que a parte que continha o elemento bismuto estava bastante radioativa. Supuseram que havia junto ao bismuto um elemento radioativo desconhecido, com propriedades iguais a dele. Recorreram a processos de separação dos “dois” elementos, que confirmaram a existência do novo elemento radioativo.Deram-lhe o nome de Polônio.
Continuando a investigar a pechblenda, com a ajuda de Georges Bémont, o casal Curie descobriu que era possível encontrar mais uma substância fortemente radioativa. Dessa vez o novo elemento tinha propriedades iguais as do bário. Eles supuseram que havia um novo elemento desconhecido misturado ao bário, e deram-lhe o nome de “rádio”.
Anos depois estudos foram feitos e comprovaram a existência dos dois novos elementos químicos radioativos.

Contribuições científicas:
     Graças a Marie Curie, hoje a radioatividade é usada amplamente: uso na radioterapia, raios x, radiação de alimentos (para conservá-los), dentre muitas outras utilidades. Inclusive as doses de radiação utilizadas em tratamentos são chamadas de micro-curies.

Raio X
     Durante a primeira guerra mundial, Marie Curie, com a ajuda de sua filha Irene, dedicou-se ao desenvolvimento do uso do raio X. Através do Instituto de Rádio da Universidade de Paris, Marie empenhou-se totalmente no esforço de guerra, arrecadando fundos e instalando equipamentos de raio X em hospitais e em veículos especiais.

Radioterapia
    Nesse tipo de tratamento a radiação produzida por um aparelho externo, atinge todas as estruturas (tecidos e órgãos) que estiverem no trajeto do feixe de radiação até o tumor.

Radiação para conservar alimentos
    A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos. Além de reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor.

Prêmios:
Marie Curie foi a única pessoa a ser contemplada com dois Prêmios Nobel em diferentes categorias científicas (física e química).  No de física o prêmio foi dividido entre ela, seu marido e Henri Bacquerel por descobertas da radioatividade. Foi a primeira mulher a ganhar o prêmio. No Nobel de química, ela ganhou devido a descoberta do rádio e do polônio.
Marie ganhou também, juntamente com seu marido, medalhas por suas descobertas, como:




Curiosidades:
Foram feitos dois telefilmes sobre a sua vida: "Marie Curie: More Than Meets the Eye" (1997) e "Marie Curie - Une certaine jeune fille" (1965), além de uma mini-série francesa, "Marie Curie, une femme honorable" (1991).
O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi baptizado em homenagem ao Casal Curie.

Bibliografia:








Equipe:

Filipe
João Pedro
Marcos Vinicius
Paulo Humberto
Tiago

Professor: Tiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário