Niels Henrick David Bohr nasceu em Copenhagen, Dinamarca, em 7 de Outubro de 1885. Obteve seu doutorado na Universidade de Copenhagem em 1911 e logo a seguir foi para a Inglaterra onde trabalhou inicialmente com J. J. Thomson e depois com Ernest Rutherford. A partir do modelo criado por Rutherford, Bohr desenvolveu um modelo de átomo que logo alcançou ampla aceitação na comunidade de físicos e químicos. A partir desse modelo, a chamada Teoria Quântica se expandiu com os trabalhos de Heinsenberg e outros. Por esse trabalho Bohr ganhou o prêmio Nobel de 1922.
Na década de 30, Bohr trabalhou ativamente em modelos do núcleo atômico criando o chamado "modelo da gota líquida" que foi fundamental no entendimento dos processos de fissão e fusão nucleares. Bohr acreditava firmemente nos postulados da Mecânica Quântica e, durante muito tempo, participou de uma controvérsia com Einstein que considerava o aspecto estatístico dessa teoria como insatisfatório. A "interpretação de Copenhagen", síntese das idéias de Bohr e outros acerca da natureza quântica, ainda hoje é objeto de disputa entre filósofos da ciência física embora não tenham surgido, até hoje, resultados experimentais que a contradigam.
Durante a segunda guerra, Bohr foi obrigado a fugir da Dinamarca e viveu nos Estados Unidos quando a bomba atômica foi construida e lançada sobre o Japão. No anos após a guerra, Bohr participou de vários movimentos pacifistas que propunham o fim da produção de armas nucleares.
Bohr morreu em Copenhagem em 18 de Novembro de 1962. O Instituto de Física Teórica da Universidade de Copenhagem onde trabalhou durante quase toda a vida passou a se chamar Instituto Niels Bohr em homenagem ao grande físico dinamarquês.
Átomo de Bohr
Átomo de Bohr |
No ano de 1913, o dinamarquês especialista em física atômica Niels Bohr (1885-1962) estabeleceu o modelo atômico sistema planetário que é usado atualmente.
Bohr chegou a esse modelo baseando-se no dilema do átomo estável. Ele acreditava na existência de princípios físicos que descrevessem os elétrons existentes nos átomos. Esses princípios ainda eram desconhecidos e graças a esse físico passaram a ser usados.
Bohr iniciou seus experimentos admitindo que um gás emitia luz quando uma corrente elétrica passava nele. Isso se explica pelo fato de que os elétrons, em seus átomos, absorvem energia elétrica e depois a liberam na forma de luz. Sendo assim, ele deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Esse conjunto de energias quantizadas mais tarde foi chamado de níveis de energia.
Modelo Atômico de Rutherford. |
Conceito de Bohr: Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Existem 7 camadas eletrônicas, representadas pelas letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K, L, M, N, O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.
A partir dessa descrição, é fácil deixar-se induzir por uma concepção de um modelo que lembra a órbita de um planeta, com elétrons orbitando ao redor do "núcleo-sol".
Nível eletrônico
Os elétrons, numa região em torno do núcleo de um átomo, orbitam em espaços com quantidades de energia características denominadas níveis eletrônicos, camadas eletrônicas ou camadas de elétrons. Uma camada eletrônica é constituída por um grupo de orbitais atômicos com o mesmo valor de número quântico principal n.
Camada de valência
A camada de valência é a última camada do átomo ou o último nível de uma distribuição eletrônica. Normalmente os elétrons pertencentes à camada de valência, são os que participam de alguma ligação iônica.
Fotos:
Instituto Niels Bohr de Astronomia, Física e Geofísica |
Bohr e Einsten;
Bohr e Einstein. |
Vídeo:
Bibliografia:
http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/o-atomo-bohr.htm
http://www.brasilescola.com/quimica/o-atomo-bohr.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81tomo_de_Bohr
http://pt.wikipedia.org/wiki/Niels_Bohr
http://www.seara.ufc.br/cientistas/bohr.htm
Niels Bohr
Equipe: Heloísa Barbosa; 19
Paulo de Morais; 38
Jean Pierre 21;
Fabiana Cristina 12 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário