Biografia:
— Nascido no noroeste dos Estados Unidos, Linus Pauling era filho de Hermann Heinrich Wilhelm Pauling (1876-1910), de ascendência alemã, e de Lucy Isabelle Darling (1881-1926). Seu pai era um farmacêutico que, sem ter êxito comercial, fez com que a sua família percorresse diferentes lugares do estado do Oregon. Quando o seu pai morreu, em 1910, Lucy Isabelle teve que criar sozinha Linus e as suas duas irmãs, Pauline (1901-2003) e Frances Lucille (1904 - 1973). A família voltaria mais tarde a reinstalar-se em Portland.
Contribuições Científicas:
· Pauling dedicou-se mais à química relacionada à Mecânica Quântica, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia, Radioatividade e Biologia Molecular (determinação da estrutura de proteínas e cristais). É também considerado o pai da ligação química.
Uma de suas contribuições, o diagrama de Linus Pauling, é vastamente utilizado em livros didáticos. Por meio do diagrama (conhecido como ‘’Diagrama de Linus Pauling’’) é possível realizar a distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera.
· Os subníveis estão em ordem crescente de energia. O diagrama de Pauling é um ótimo auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera. Pauling também se dedicou ao estudo da vitamina C, molécula que considerava importante para a prevenção e a cura de várias doenças. No final dos anos 1960 começou a trabalhar na Universidade de Stanford. Foi ali que, mediante a técnica da defração dos raios X criou um novo método para revelar a estrutura dos cristais. Isso permitiu à ciência desvendar a estrutura de várias moléculas orgânicas.
· Nos seus últimos anos de vida, publicou um trabalho relatando que concentrações significativas de vitamina C podem impedir a duplicação do vírus HIV. Foi um pesquisador ativo até a sua morte, quando atuava como Diretor de Pesquisa no Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, em Palo Alto.
Equipe: Lucas Melo
Pâmela Morais
Loianny Lima
Leticia Gadelha
João Arthur
Bibliografia:
Link Vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário