quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Linus Pauling

Biografia:


  Nascido no noroeste dos Estados Unidos, Linus Pauling era filho de Hermann Heinrich Wilhelm Pauling (1876-1910), de ascendência alemã, e de Lucy Isabelle Darling (1881-1926). Seu pai era um farmacêutico que, sem ter êxito comercial, fez com que a sua família percorresse diferentes lugares do estado do Oregon. Quando o seu pai morreu, em 1910, Lucy Isabelle teve que criar sozinha Linus e as suas duas irmãs, Pauline (1901-2003) e Frances Lucille (1904 - 1973). A família voltaria mais tarde a reinstalar-se em Portland.


  Em 1917, Pauling ingressou na Universidade Agrícola do Oregon, em Corvallis . Paralelamente aos seus estudos, Linus Pauling teve que trabalhar a tempo inteiro, devido às suas necessidades financeiras. Entre os empregos que teve, encontram-se o de distribuidor de leite, projeccionista num cinema e como trabalhador num estaleiro naval. No começo do seu segundo ano de estudos, Pauling propôs-se a encontrar emprego em Portland para poder ajudar financeiramente a sua mãe. Na mesma altura, na Universidade, propuseram-lhe que aceitasse uma cátedra de química analítica quantitativa (um curso que ele mesmo acabava de concluir como estudante), que lhe permitiria, ao mesmo tempo, continuar os seus estudos.


Contribuições Científicas:

·         Pauling dedicou-se mais à química relacionada à Mecânica Quântica, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia, Radioatividade e Biologia Molecular (determinação da estrutura de proteínas e cristais). É também considerado o pai da ligação química.
Uma de suas contribuições, o diagrama de Linus Pauling, é vastamente utilizado em livros didáticos. Por meio do diagrama (conhecido como ‘’Diagrama de Linus Pauling’’) é possível realizar a distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera. 




·         Os subníveis estão em ordem crescente de energia. O diagrama de Pauling é um ótimo auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera. Pauling também se dedicou ao estudo da vitamina C, molécula que considerava importante para a prevenção e a cura de várias doenças. No final dos anos 1960 começou a trabalhar na Universidade de Stanford. Foi ali que, mediante a técnica da defração dos raios X criou um novo método para revelar a estrutura dos cristais. Isso permitiu à ciência desvendar a estrutura de várias moléculas orgânicas.


·         Nos seus últimos anos de vida, publicou um trabalho relatando que concentrações significativas de vitamina C podem impedir a duplicação do vírus HIV. Foi um pesquisador ativo até a sua morte, quando atuava como Diretor de Pesquisa no Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, em Palo Alto.




Equipe: Lucas Melo
Pâmela Morais
Loianny Lima
Leticia Gadelha
João Arthur





Bibliografia:


Link Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário