quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Gilbert Newton Lewis

Gilbert Newton Lewis



Biografia

Gilbert Newton Lewis nasceu no dia 23 de outubro de 1875 em Weymouth nos Estados Unidos. Lewis graduou-se em química na Universidade de Harvard, onde logo depois dirigiu o gabinete de pesos e medidas no laboratório governamental das Filipinas. Logo depois, Lewis voltou para os Estados Unidos como professor de Física-Química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Lewis mudou-se para Berkeley e foi professor pelo o resto de sua vida na universidade da Califórnia.
Apesar de inúmeras investigações no campo de cientista, Lewis tornou-se especialmente famoso por suas teorias e definições.
Lewis atualmente é considerado um dos grandes pioneiros da química do século XX.
Ele faleceu em Berkeley, em 1946 aos 70 anos enquanto realizava uma série de experimentos em fluorescência, com suspeita de que tenha sido envenenado.




Contribuições Científicas

Sabemos que Lewis é considerado um homem bastante importante no “Mundo da Química”, agora vamos conhecer a suas obras, conquistas, teorias e experimentos.

Lewis introduziu novos conceitos em termodinâmica e propôs o nome "fóton" para o quantum da radiação luminosa.
Seus trabalhos de maior repercussão na química foram as ligações químicas em compostos orgânicos, onde ele deu explicações mais definidas, propondo o compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos.
Foi Lewis que introduziu o desenho da camada de valência nos respectivos átomos, sendo esse o novo conceito de fundamental importância na ligação iônica, o que acabou por facilitar a visualização da troca de elétrons entre os íons.
Após vários trabalhos e estudos realizados, Lewis e Kossel definiram a Regra do Octeto, que era uma regra química simples, nas quais os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre.
E uma das coisas mais importante, foi sua teoria sobre os químicos e sua definição de ácido e base.
Lewis definiu um ácido, como uma espécie ou molécula capaz de receber pares de elétrons, e base, como uma espécie capaz de doar pares de elétrons, formando ligações químicas.
Teoria de Lewis em relação aos Ácidos e Bases:
“Base é definida como um doador de par de elétrons e ácido como um receptor de par de elétrons”
Lewis assinou uma teoria sobre os químicos determinando as chamadas ligações covalentes, que é um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
Lewis também realizou muitas experiências, como à preparação de uma amostra de água na qual os átomos de hidrogênio foram substituídos por deutério (²H) que resultou a “água pesada” (D2O)
Muitas pesquisas também foram praticadas por ele, incluindo a termodinâmica química, baseada em ideias sobre a evolução das reações químicas e previsão de seu comportamento.




Resultados

Embora Lewis nunca tenha ganhado o prêmio Nobel, ele teve contribuições fundamentais em diversas áreas da química e muitas de suas idéias estão vivas até hoje no cotidiano dos químicos.
E em virtude dos seus grandes trabalhos, experiências, pesquisas e estudos, seu nome esta associado a uma denifinição de um ácido: “Ácido de Lewis”
Que é uma espécie química onde um de seus átomos constituintes possui uma lacuna eletrônica, que é notada em representação de Lewis por um quadrado vazio.
Os Ácidos de Lewis podem ser caracterizados por serem corrosivos. 
O Cloreto de zinco, o qual é corrosivo, particularmente sobre a celulose (papel e algodão), é um notável exemplo de acidez de Lewis que causa um efeito corrosivo.

Vídeo





Bibliografia



  
  Equipe:

·         Marcos Miranda – 32
·         Miquéias Pedro – 36
·         Flávio Canito – 15
·         João Matheus – 24
·         Laís Leite – 27

      9ª 5ª
     
     Professor: Tiago











Nenhum comentário:

Postar um comentário